5 motivos para você investir em uma franquia de contabilidade

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Para quem tem o sonho de montar um escritório contábil, abrir uma franquia de contabilidade é uma das melhores opções no mercado atualmente.

Muitos contadores sonham em abrir o próprio escritório de contabilidade, mas encontram diversos tipos de barreiras: dinheiro para o investimento inicial, falta de know-how e apoio e técnicas comerciais, marca influente no mercado são alguns exemplos. Mas não haveria uma maneira mais fácil de montar seu próprio negócio?

Existe, sim! A franquia de contabilidade é uma maneira de abrir seu próprio escritório contábil sem grandes dificuldades. Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

O QUE É E COMO FUNCIONA UMA FRANQUIA DE CONTABILIDADE?

Uma franquia de contabilidade consiste em um modelo de negócio finalizado e testado no mercado, pronto para ser aplicado em outros lugares e por outras pessoas.

Na prática, uma franquia de contabilidade funciona da mesma maneira que outros tipos de franquias: o interessado compra o pacote oferecido pela empresa franqueadora e recebe a marca e uma estrutura definida para abrir o seu escritório contábil. além de contar com um equipe capacitada e experiente para executar toda parte operacional contábil, fiscal, tributária e folha de pagamento de seu cliente. Você não precisa se preocupar em gerir um time, fazer gestão de pessoas, investir em despesas fixas com folhas de pagamentos destes profissionais, entre outras inumeras facilidades.

QUAIS SÃO OS MOTIVOS PARA INVESTIR EM UMA FRANQUIA DE CONTABILIDADE?

Agora que já sabemos o que é uma franquia de contabilidade, a questão que fica é: por que investir em um modelo de negócio assim? Quais são as vantagens de uma franquia em relação a um escritório próprio? Veremos a seguir!

  1. TIRAR O TRABALHO MAÇANTE DAS COSTAS

Quanto tempo por dia você perde com o processamento de holerites e folha de pagamento? E com o preenchimento de declarações de Imposto de Renda entre março e abril?

Possivelmente, você perde horas e horas nessas tarefas maçantes e simples. Esse tempo poderia ser mais bem-aproveitado de muitas maneiras para o desenvolvimento da sua carreira, especialmente se você trabalha com contabilidade estratégica.

Uma das vantagens das franquias contábeis é que elas assumem toda a parte operacional das atividades feitas pelo escritório.

  1. OBTER UMA MARCA CONSOLIDADA

O principal atrativo que uma franquia de contabilidade tem a oferecer é uma marca consolidada no mercado. Para um escritório contábil, esse recurso é fundamental para conseguir os primeiros clientes e iniciar sua jornada com sucesso.

A lógica é simples: como a empresa franqueadora já está no mercado há muito tempo, ela é reconhecida pela qualidade dos seus serviços. Assim, o escritório do franqueado recebe o mesmo prestígio por transferência.

Com isso, fica mais fácil convencer os clientes a contratarem seus serviços e se posicionar no mercado, especialmente com o escritório em um estágio inicial.

  1. NÃO PRECISAR COMEÇAR DO ZERO

Uma das grandes dificuldades que contadores encontram para abrir um escritório próprio é o trabalho que não está relacionado à contabilidade.

Por exemplo: criar uma marca para a empresa, pensando em nome, logo, cores e todo o aspecto visual. Depois, é preciso encontrar um espaço na cidade para montar o escritório. É necessário investir em marketing para criar estratégias de divulgação.

Todos esses elementos não são do conhecimento padrão de um contador. Por isso, representam obstáculos para quem quer abrir um escritório contábil.

Por sua vez, são problemas resolvidos por uma franquia de contabilidade. A marca já está pronta e oferece suporte administrativo para a instalação do escritório e, também, as estratégias de marketing e o modelo de negócio. Ou seja: a franquia entra com o conteúdo que o contador não tem e resolve esses obstáculos.

  1. TER MAIS TEMPO PARA OUTRAS TAREFAS

Uma das facilidades da franquia é que a franqueadora assume toda a responsabilidade técnica pela produção e execução dos serviços captados pelo franqueado. Com isso, sobra tempo para o contador investir em oferecer serviços de contabilidade consultiva, por exemplo.

Por causa disso, a produtividade é um pouco maior do que abrir um escritório próprio do zero. Por exemplo: em vez de gastar horas do dia revisando DCTFs, processando holerites e folhas de pagamento ou gerenciando a equipe operacional, o contador pode direcionar esse tempo para se relacionar com os seus clientes, entender melhor dos seus negócios e tornar-se um consultor mais valioso (e eficaz) no processo.

Com isso, dá para produzir mais em menos tempo e com menos recursos humanos.

  1. USAR UM MODELO DE NEGÓCIOS JÁ TESTADO

Um dos desafios do empreendedorismo contábil é conseguir acertar um modelo de negócios que funcione no mercado em que está inserido.

Isso pode ser especialmente difícil para um empreendedor de primeira viagem, que não conhece bem os caminhos do mercado e nunca comandou um escritório de contabilidade antes. Por causa disso, o risco de quebrar nos primeiros anos é alto (não é à toa que 80% das micro e pequenas empresas do Brasil fecham no primeiro ano).

Uma maneira confortável de evitar isso é por meio de um modelo de negócios já testado no mercado, que é justamente o que franquias de contabilidade oferecem. O sistema delas foi lapidado durante décadas de experiência já comprovada no mercado.

O QUE UMA FRANQUIA DE CONTABILIDADE OFERECE?

Nós falamos sobre apoio e outras vantagens de abrir uma franquia de contabilidade, mas o que exatamente esse negócio oferece para os interessados em montar um escritório de contabilidade?

Para começar, as franquias de contabilidade assumem toda a responsabilidade pela execução dos serviços do escritório franqueado, como já citado antes.

Além disso, elas também oferecem treinamento específico para o contador e sua equipe, ensinando como usar o seu modelo de negócios e entregando conteúdo que é essencial para o sucesso a longo prazo do empreendimento.

Nesse treinamento, está inclusa a padronização dos processos contábeis da franquia, para garantir a mesma referência de qualidade em todas as unidades que levam a marca da franqueadora.

Outro ponto que merece citação, além do apoio na preparação de conteúdo do escritório, é a ajuda na estrutura física necessária para montar o negócio — nomeadamente, na procura por um ponto e no trabalho arquitetônico do escritório.

Isso é necessário porque as franquias tendem a estabelecer certos requisitos para manter a qualidade dos seus serviços. Então, elas oferecem apoio de como achar um escritório ideal, como decorá-lo, além de outros detalhes.

Por fim, mas não menos importante, as franquias de contabilidade oferecem apoio em marketing para seus franqueados. Cada ação de publicidade que fortalece a sua marca gera ganho direto para as unidades franqueadas, que não precisam investir tanto nessa área e ainda assim recebem novos clientes regularmente.

Como deu para ver, existem muitos motivos para abrir uma franquia de contabilidade. Para quem tem o sonho de montar um escritório contábil próprio, essa pode ser a melhor opção para torná-lo realidade.

Se você gostou deste artigo e quer receber conteúdos de qualidade no seu e-mail, assine já a nossa newsletter!

Você também pode se interessar

O que é BPO Financeiro e como ele pode ajudar a sua empresa

O Business Process Outsourcing, (BPO) ou Terceirização de Processos de Negócios, é o serviço de gestão terceirizada de um processo específico. No caso, o BPO Financeiro é quando você contrata uma empresa terceira para realizar a gestão das finanças do seu negócio.

Como ser competitivo no mercado terceirizando as operações contábeis

A contabilidade consultiva já é uma realidade. Não dá para negar! O contador consultor tem se tornado peça essencial para os empresários, já que além de todo o conhecimento técnico e burocrático, também é capaz de desempenhar um papel mais estratégico, auxiliando as tomadas de decisão.

Atenção: nova regra para parcelamento de tributos passou a valer no começo do mês

Agora, as micro e pequenas empresas optantes pelo simples nacional ou micro empreendedores individuais podem realizar mais de um parcelamento de débito por ano.

Interessado? Assine nossa Newsletter

Deixe seu contato que vamos retornar com você o mais breve possível