Como ser competitivo no mercado terceirizando as operações contábeis

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A contabilidade consultiva já é uma realidade. Não dá para negar! O contador consultor tem se tornado peça essencial para os empresários, já que além de todo o conhecimento técnico e burocrático, também é capaz de desempenhar um papel mais estratégico, auxiliando as tomadas de decisão.

Porém, o perfil consultivo exige dedicação e tempo do contador, pois uma coisa é possuir o conhecimento técnico, outra coisa é transformá-lo em informações claras e de fácil entendimento para o cliente.

A Contabilidade Consultiva é, portanto, a retomada do contador como um estrategista de negócios. É o profissional atuando para preservar a saúde financeira das empresas, orientando decisões para potencializar recursos e resultados e apontando os melhores caminhos para o sucesso da empresa.

É a contabilidade do futuro. Soluções tecnológicas já assumem apuração de tributos, demonstrações contábeis e demais tarefas burocráticas. Ao contador, resta atuar de forma mais estratégica para ajudar as empresas a alcançarem resultados positivos.

O MERCADO DE CONTABILIDADE MUDOU E O CONTADOR PRECISA ESTAR PREPARADO

Se até pouco tempo o mercado contábil era visto apenas como aquele com profissionais capazes de apagar os incêndios na hora de lidar com taxas, custos e tributos, agora o contador consultor traz uma nova visão aos empreendedores: a de estimular a sustentabilidade dos negócios e impulsionar resultados.

Esse posicionamento estratégico no perfil do contador é essencial para que ele tenha competitividade em um mercado em constante transformação. Se antes o profissional estava atrelado à rotina do tradicional escritório de contabilidade, hoje a contabilidade consultiva se mostra como oportunidade para a geração de ideias e soluções que agregam valor ao profissional e aos seus clientes.

Os únicos profissionais que, diante a evolução do mercado, irão sumir, são aqueles que não desenvolverem suas habilidades de relacionamento.

Uma das mudanças do mercado é a necessidade transformar aquele trabalho braçal e robótico em algo diferenciado, que fuja da mesmice e que quebre o estereótipo de um trabalho contábil comum.

O ideal é se atualizar e fazer novas tarefas. Apesar de existirem cada vez mais plataformas que facilitam o trabalho contábil, todas as pessoas envolvidas naquele processo querem um ser humano por trás das operações.

A IMPESSOALIDADE DAS CONTABILIDADES ONLINE 

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais presente no dia a dia dos empresários, a contabilidade online ganhou espaço e, apesar de criar novas formas de controlar os aspectos financeiros e obrigações legais de uma empresa, também trouxe a diminuição do contato humano, da dedicação focada no negócio.

O crescimento de uma empresa não está ligado somente à números, mas também à estratégia que só um contador consultor pode oferecer, discutindo a situação do negócio e ajudando a fazer projeções para o futuro de forma exclusiva e dedicada. Neste caso, relacionamento é essencial.

Isso não significa desprezar o avanço tecnológico e sim, utilizar a tecnologia para otimizar tarefas enquanto ganha tempo para desenvolver o seu próprio diferencial consultivo.

A CONSULTORIA CONTÁBIL COMO DIFERENCIAL DE MERCADO

Mais do que remover as pedras do caminho, a contabilidade consultiva é capaz de apresentar o contador como aquele que acompanha o cliente no trajeto, apontando as melhores direções. O profissional com habilidade de enxergar os próximos passos e oferecer soluções personalizadas tem em mãos um diferencial de mercado disputado e que coloca o contador em posição de destaque.

Neste caminho, há serviços que podem ser um diferencial no portfólio do contador consultor para ser ainda mais competitivo no mercado. Oferecer relatórios assertivos, planejamento tributário bem estruturado e gestão fiscal de forma contínua são ótimos exemplos de como ajudar os empresários naquilo que mais importa: a preservação da saúde financeira do negócio.

COMO SE DEDICAR A CONSULTORIA SEM PERDER A PRODUTIVIDADE COM AS TAREFAS TÉCNICAS

Se o mercado contábil está avançando cada vez mais rumo a um futuro tecnológico, menos burocrático e mais eficiente, o contador consultor precisa se aliar ao que há de melhor em soluções contábeis. Isso significa investir mais tempo no desenvolvimento da própria carreira, apostar mais na sustentabilidade do negócio de seus clientes e despender menos tempo com as atividades técnicas.

O trabalho maçante é base para os dados que ajudarão a guiar os melhores caminhos e estratégias, mas não precisa mais consumir horas e horas do dia a dia do contador. É nesse momento que investir em um serviço de terceirização pode ajudar.

Terceirizar as atividades técnicas, pode proporcionar ao contador mais tempo e foco para se desenvolver como consultor, empenhando-se mais na contabilidade estratégica. Não se trata de delegar tarefas por falta de capacidade técnica de executá-las e sim de direcionar o seu tempo e energia de trabalho na entrega personalizada e consultiva dos serviços, sem onerar a folha de pagamento do escritório.

O futuro do mercado contábil já chegou e abre um leque de oportunidades para o profissional que pretende ser mais competitivo no mercado como contador consultor. Você está pronto? Comece agora a oferecer contabilidade consultiva e destaque-se.

Você também pode se interessar

O que é BPO Financeiro e como ele pode ajudar a sua empresa

O Business Process Outsourcing, (BPO) ou Terceirização de Processos de Negócios, é o serviço de gestão terceirizada de um processo específico. No caso, o BPO Financeiro é quando você contrata uma empresa terceira para realizar a gestão das finanças do seu negócio.

Atenção: nova regra para parcelamento de tributos passou a valer no começo do mês

Agora, as micro e pequenas empresas optantes pelo simples nacional ou micro empreendedores individuais podem realizar mais de um parcelamento de débito por ano.

5 motivos para você investir em uma franquia de contabilidade

Para quem tem o sonho de montar um escritório contábil, abrir uma franquia de contabilidade é uma das melhores opções no mercado atualmente.

Interessado? Assine nossa Newsletter

Deixe seu contato que vamos retornar com você o mais breve possível