Extrato Bancário x Fluxo de caixa: Você sabe qual a diferença?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Extrato Bancário x Fluxo de caixa: Você sabe qual a diferença entre esses dois termos e por que é tão importante o envio de ambos para a Contabilidade?

Embora sejam termos distintos, muitos podem acabar confundindo Extrato Bancário com Fluxo de Caixa. Afinal, qual a diferença entre os dois?

 

O que é Extrato Bancário?

O Extrato Bancário é um documento que contém todas as informações bancárias mensais realizadas em determinada instituição financeira.

O período pode variar de acordo com a necessidade, sendo possível acessar qualquer extensão de tempo desejada desde a abertura da conta.

Fazendo a comparação do extrato bancário com anos anteriores é possível medir o quanto você conseguiu economizar e otimizar suas finanças.

O documento pode ser consultado através da(o):

  • Internet;
  • Caixa eletrônico;
  • Telefone;
  • Extrato impresso.

Quais são os tipos de Extrato Bancário?

  • Comum: pode ser analisado um determinado período através da internet ou caixa eletrônico;
  • Mensal Consolidado: essa é uma versão impressa e enviada pelos bancos;
  • Anual Consolidado: o envio é obrigatório e não pode ser cobrado.

 

Os benefícios do Extrato Bancário

Ao analisar o documento do extrato bancário é possível visualizar exatamente o que entrou e saiu da sua conta. Assim, fica muito mais fácil avaliar suas metas e medir qual a situação bancária que você se encontra após pagar suas contas. E, dessa maneira, sua vida financeira se torna bem mais organizada e desenvolvida.

O que é Fluxo de Caixa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta que tem como principal objetivo apurar toda a verba disponível no momento e traçar planos para o futuro, para que, assim, sempre hajam recursos acessíveis tanto para direcionar à operação da empresa (computadores, folha de pagamento, fornecedores, etc) quanto para aperfeiçoamentos (pintura do prédio, por exemplo).

O que o fluxo de caixa engloba?

Pagamentos

Compras à vista e a prazo, pagamentos de duplicatas, pagamento de despesas e outros pagamentos.

Recebimentos 

Vendas à vista em dinheiro, cheque, cartões; vendas a prazo, recebimento de duplicatas, entre outros.

Previstos

Recebimentos e pagamentos previstos para o futuro, num período de pelo menos três meses.

Benefícios do fluxo de caixa

Ao desenvolver o fluxo de caixa, o empreendedor terá uma visão financeira para o momento atual e o futuro da empresa. Dessa forma, os empreendedores podem tomar decisões importantes antecipadamente, como:

  • Pagamento de despesas, sem afetar os lucros; 
  • Planejamento de investimentos; 
  • Análise da necessidade de requisitar empréstimos ou negociação de prazos com fornecedores;
  • Prevenção de futuras dificuldades financeiras.

 

O envio do fluxo de caixa da empresa é importante pois nele o contador possui mais detalhes de como classificar as  entradas/recebimentos e saídas/pagamento que constam no extrato bancário. Desta forma, o empresário recebe relatórios contábeis e financeiros  mais condizentes com a realidade da empresa e poderá tomar decisões a partir dessas informações e além de minimizar riscos de autuações fiscais perante a Receita Federal.

Ao longo deste conteúdo foram apresentadas as principais diferenças entre Extrato Bancário e Fluxo de Caixa, Caso tenha ficado com dúvidas entre em contato com um especialista da ContabExpress!

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos como este!

 

Escrito por: Cinthia Miranda de Carvalho - SÓCIA CONTABEXPRESS

Administradora pós-graduada em Controladoria e Auditoria pela FGV, com mais de 12 anos de atuação na área de auditoria tributária e no atendimento ao cliente.

Não fique com dúvidas!

Fale agora mesmo com um especialista!
#sejacontab

Você também pode se interessar

Novo piso salarial de profissionais de enfermagem foi sancionado

O governo sancionou a Lei 14.434/2022, publicada no Diário Oficial da União na edição do dia 05/08/2022 (sexta-feira), que altera a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, para instituir o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira.

Contador, a nova plataforma de administração tributária digital vai facilitar sua rotina!

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônicos (NFS-e) é um documento digital, elaborado e armazenado eletronicamente pela Receita Federal ou pela prefeitura municipal, para documentar as operações de prestação de serviços.

E-commerce: Um guia de impostos completo!

O sistema tributário do Brasil é um dos mais complexos, isso porque, ele envolve diversas legislações e alíquotas. Com o e-commerce não é diferente. Sua tributação é repleta de especificações e obrigações que podem acabar confundindo os empreendedores. Entenda melhor sobre cada uma dessas dificuldades com a nossa guia completa de perguntas e respostas a seguir.

Interessado? Assine nossa Newsletter

Deixe seu contato que vamos retornar com você o mais breve possível