O que é BPO Financeiro e como ele pode ajudar a sua empresa

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Business Process Outsourcing, (BPO) ou Terceirização de Processos de Negócios, é o serviço de gestão terceirizada de um processo específico. No caso, o BPO Financeiro é quando você contrata uma empresa terceira para realizar a gestão das finanças do seu negócio.

A empresa contratada para prestar o serviço de BPO Financeiro será responsável por toda a sua gestão financeira e pode também oferecer a realização das atividades contábeis. Aumentando, ainda mais, a agilidade e controle administrativo!

O BPO financeiros é adequado a qualquer tamanho de empresa ou segmento. Para empresas com equipes reduzidas ou sem um responsável financeiro, a contratação de um BPO Financeiro garante a expertise necessária para a gestão financeira do negócio. Para empresas maiores, este modelo pode assumir de forma eficiente atividades que antes prejudicam o andamento e desenvolvimento da equipe. Além disso, contar com uma equipe terceirizada cuidando da parte operacional e técnica relacionada as finanças, pode liberar os funcionários para funções mais estratégicas, por exemplo.

ATIVIDADES ENVOLVIDAS NO SERVIÇO DE BPO FINANCEIRO

Um dos principais vantagens do BPO Financeiro é que ele é um serviço personalizável, ou seja, as atividades propostas podem são sempre ajustada de acordo com a necessidade da empresa. Como cada empresa apresenta necessidades diferentes e o trabalho de um BPO financeiro é também entender quais serviços podem ser terceirizados.

E BPO Financeiro deve conciliar diariamente todas as entradas e saídas do negócio. Gerenciar pagamentos de fornecedores, que inclui lançar contas a pagar na plataforma de gestão financeira. Ele pode ter acesso ao banco e agendar pagamentos para que o empreendedor autorize transações. Em um serviço completo, o cliente conta também com o atendimento consultivo, que fornece relatórios claros e informações financeiras para auxiliar o empreendedor em suas decisões de negócios. Outra atividade que exige muito tempo dos empreendedores e que também pode ser terceirizada é a folha de pagamento de funcionários e emissão de notas fiscais.

VEJA, ABAIXO, OUTROS EXEMPLOS DE ATIVIDADES, ONDE O BPO FINANCEIRO PODE AJUDAR O SEU NEGÓCIO:

  • Elaboração do fluxo de caixa;
  • Gestão de indicadores;
  • Análise de crédito;
  • Gestão de documentos.

CONHEÇA AS VANTAGENS DO SERVIÇO DE BPO PARA AS EMPRESAS

MAIS TEMPO

Uma das grandes dores para o empreendedor, que precisa focar no desenvolvimento de produtos e serviços e na prospecção de novos negócios, é a falta de tempo. E a gestão financeira é uma atividade que pede atenção redobrada. Assim, uma das principais vantagens ao se terceirizar a gestão financeira é poder focar no que realmente importa. Desta forma, deixando as burocracias financeiras com um especialista que tem processos e métricas bem estruturadas.

MAIS ORGANIZAÇÃO E CONTROLE

Com o serviço de BPO Financeiro, o empresário também obtém maior controle de todos os recebimentos, saídas, vencimentos e gestão inteligente do seu fluxo de caixa. Outro risco que diminui drasticamente são os pagamentos de juros e multas por contas que são pagas em atraso, muitas vezes por falta de organização ou de um funcionário dedicado a tarefa. Ou ainda a confusão entre contas pessoais e da empresa. Com o BPO, as tarefas financeiras ficam delegadas a especialistas e todo o processo apresenta melhor eficiência.

MENOR CUSTO

Por fim, o BPO é também uma opção econômica e até ser muito rentável para a empresa. Torna-se possível economizar no investimento em ativos fixos e custos fixos. E esses recursos podem ser redirecionados para suas atividades principais. Ocorre uma economia com a compra dos equipamentos, softwares e contratação de todos os profissionais que seriam necessários, por exemplo.

Você também pode se interessar

Como ser competitivo no mercado terceirizando as operações contábeis

A contabilidade consultiva já é uma realidade. Não dá para negar! O contador consultor tem se tornado peça essencial para os empresários, já que além de todo o conhecimento técnico e burocrático, também é capaz de desempenhar um papel mais estratégico, auxiliando as tomadas de decisão.

Atenção: nova regra para parcelamento de tributos passou a valer no começo do mês

Agora, as micro e pequenas empresas optantes pelo simples nacional ou micro empreendedores individuais podem realizar mais de um parcelamento de débito por ano.

5 motivos para você investir em uma franquia de contabilidade

Para quem tem o sonho de montar um escritório contábil, abrir uma franquia de contabilidade é uma das melhores opções no mercado atualmente.

Interessado? Assine nossa Newsletter

Deixe seu contato que vamos retornar com você o mais breve possível